Cinema




            Estava quente. Muito quente.
            O ar estava muito seco, eu não respirava corretamente. Não conseguia.
            Eu estava entediado, havia descido da sala para o pátio do colégio. Educação física, não é uma das minhas matérias favoritas... Afinal de contas nem andar direito posso!
            Sentei-me a uma das poucas sombras que ali havia.
            Enquanto falava com um dos poucos amigos que tinha naquele lugar, falávamos sobre musica e filmes, tentava escrever... Bom, parece que estou conseguindo.
            Segunda-feira. Provavelmente o pior dia da semana. Não apenas por ser o começo da semana, mas também não tenho aonde ir à noite, nem tenho como encontrar meus amigos.
            Pela conversa que estava tendo, cheguei à conclusão de que gostaria de ir ao cinema. Lugar aonde pouco vou. Mas qual é a graça de ver um filme sem ter alguém para te acompanhar e após o mesmo, comentá-lo?
            Eu precisava de companhia... Mas quem estaria livre numa segunda-feira?

            Após muitas ligações, onde poucas foram atendidas, descobri que as segundas-feiras eu volto a ser o lobo solitário que era antes de conhecer meus amigos.
            Não consegui nenhuma companhia... Mas eu iria de qualquer maneira. Precisava de algo para terminar a crônica. Para torna-la interessante.

            O restante da aula passou bem lentamente. Eu queria sair dali. O mais depressa possível. Não tinha companhia, mas fazia muito tempo que eu não saia para me divertir sozinho... E eu sei muito bem que eu ando precisando me divertir. E isso me gerou uma ansiedade sem motivo.
            Quando finalmente pude sair daquele lugar, fui da maneira mais rápida que minha perna permitiria até o ponto de ônibus.
            A viagem de ônibus até a praça próxima a minha casa, fora como sempre. Completamente tediosa. Comigo quase dormindo usando meus óculos escuros, já escurecendo, com a cabeça encostada na janela.
            Antes de ir ao cinema, fui até minha casa. Melhor dizendo, até o quarto que alugo. Precisava de uma camiseta que não fosse a do uniforme estadual. Odeio esse “azulão”...
            Joguei minha mochila sobre a mesa, despi o uniforme e peguei uma camiseta qualquer que estava de fácil alcance. Era minha camiseta favorita, com estampa dos Ramones.
            Não me demorei muito em meu quarto, tentei mais uma vez encontrar alguém que pudesse me acompanhar. Como não encontrei, fui para o cinema.
            Lá chegando, notei que não havia uma fila muito grande. Na verdade, eu não chamaria aquilo de fila!
            Eu decidi por ver um desenho. Afinal de contas, o filme que eu queria ver eu sabia que era bom e, bons filmes devem ser vistos com alguém para que depois de vê-los, sair-se discutindo o mesmo.
            Eu sabia que segunda-feira era um dia de pouco movimento... Mas eu esperava que houvesse mais alguém naquela sessão. Mas não! Havia apenas eu lá!
            Nem mesmo o projetista estava lá. Ele apenas ligara a maquina e sumira!
            Provavelmente ele já não aguentava mais aquele desenho. Foi à conclusão que cheguei.
            Como estava sozinho, eu pude escolher o melhor lugar para melhor aproveitar o “filme”. E enquanto o mesmo estava passando, eu não tinha receio algum de comentar ou rir em voz alta.
            Até que não era tão ruim. Era bastante engraçado. Cheio de piadas inteligentes e referencias a outros filmes.

            Com o fim do filme parei em uma barraquinha de lanches, comer um cachorro-quente. Enquanto esperava, observava o pouco movimento das ruas. Os limpadores-de-rua exercendo suas funções; pessoas esperando os ônibus para irem, talvez, a suas casas; os carros passando...
            Ia a minha casa para poder comer meu lanche. Não, eu não como em publico. Não gosto de pessoas me encarando enquanto como... Acho estranho.
            Lá chegando, pego meu notebook para terminar a crônica. Com metade do cachorro-quente na boca, um copo de limonada ao meu lado e mais uma crônica sendo encaminhada... É assim que encerro o meu dia. Não foi um dia interessante, nem admirável... Mas foi meu o dia. Foi a minha segunda-feira. E ela não foi tão ruim quanto às outras segundas-feiras.